PROJETOS MUNICIPAIS DE APOIO A STARTUPS S?O APRESENTADAS NO HUB SALVADOR

    Author: Igor Tasic

    Como o setor p?blico pode apoiar sua startup? As respostas embasaram a explana??o do secret?rio de Sustentabilidade, Inova??o e Resili?ncia, Andr? Fraga, durante a palestra de abertura do Startup Europe Week 2019, realizada no Hub Salvador, nesta segunda-feira (11/03/2019), no Terminal Mar?timo. Dentre as v?rias experi?ncias p?blicas de sucesso, Fraga pontuou a entrega do Centro Municipal de Inova??o Colabore, prevista para o dia 29 de mar?o de 2019, no Parque da Cidade, e os avan?os na Pol?tica Municipal de Inova??o, que prev? a cria??o de um Sistema Municipal de Inova??o incluindo um conselho, f?rum e um programa, todos espec?ficos para o segmento.

    Durante o maior multe evento de startups do mundo, o secret?rio lembrou que em 2016 o prefeito ACM Neto teve a sensibilidade de incluir o quesito ?Inova??o? na pasta, que at? ent?o era apenas Secretaria da Cidade Sustent?vel. ?Naquela ?poca foi lan?ado o desafio de fazermos pol?tica p?blica para inova??o. E c? estamos n?s, h? dois anos, com muitas a??es e projetos de sucesso. Precis?vamos lan?ar editais para estimular os empreendedores e assim temos feito?, disse ele, ao lembrar da chamada tem?tica Cidade Conectada, que foi lan?ada durante o evento, a quarta lan?ada por meio do Edital de Inova??o para a Ind?stria.

    Evento simult?neo

    Startup Europe Week 2019, maior multe evento de startups do mundo, ocorreu simultaneamente em diversos pa?ses, e tem o objetivo de apresentar aos empreendedores todo o suporte que o Hub pode oferecer para o desenvolvimento dos neg?cios. Para o diretor de Parcerias P?blico Privadas (PPPs) da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes, que tamb?m participou do painel ?Como o setor p?blico pode apoiar sua startup??, a iniciativa p?blica tem mudado a postura por entender que tudo que ? investido em inova??o tem retorno garantido. Ele fez quest?o de citar que existem pa?ses que a cada US$1 investido em inova??o, o retorno chega a ser oito vezes maior. ?Tudo isso volta em gera??o de emprego e renda?, pontuou.

    Refer?ncia

    O Hub Salvador se destaca no cen?rio nacional como um dos dez melhores espa?os decoworking do pa?s. No pr?dio moderno, com tr?s andares, as 60 empresas e 32 startups desenvolvem solu??es tecnol?gicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidad?os. Ano passado, foram 57 eventos com participa??o de 3.200 pessoas, garantia de tr?s editais de investimento e uma premia??o ?Top 10 Nacional?.

    Al?m das novidades que tem feito a diferen?a no mercado, o Hub tamb?m tem sido um grande gerador de empregos. O espa?o integra o programa Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, e busca contribuir para que a capital d? um salto na ?rea de solu??es tecnol?gicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidad?os. Durante o Startup Europe Week 2019, outros tr?s debates reuniram especialistas. Empreendedores e palestrantes puderam discutir sobre os temas ?Os suportes das aceleradoras e hubs de inova??o no tracionamento da sua startup?, ?O papel das universidades no surgimento de novas ideias? e ?Como buscar financiamento para a sua startup??.

    Leave a Comment